sábado, 23 de abril de 2011

Atualização de estúdio - 21/04/11

O Facebook do Nightwish recebeu mais uma nota sobre as gravações do Imaginarium. Dessa vez, ela foi escrita pela Anette. Você lê ela na integra AQUI.

Eu ainda estou preparando tradução pra esse texto (a não ser que alguém se prontifique a terminar 3 plantas de desenho arquitetônico pra segunda feira 25 e devorar um livro de GD, estou atolada de papeis manteiga e réguas esse feriado -q). Aguentem ae que quando eu terminar eu posto (ou quando alguma alma caridosa fizer isso primeiro...).

Também saíram mais fotos, uma delas é essa:






+ fotos AQUI.

Boa pascoa, que vocês caguem até as tripas de tanto comerem chocolate :)

ATUALIZADO - 24/04/11

Acompanhe a tradução do post, feita por Luís Felipe Rasmuss.

A última vez em que escrevi um diário de estúdio havia sido em 2007, três semanas depois de eu ter gravado os vocais, e me escondendo nas profundas florestas finlandesas. Ninguém relacionava o meu nome com a nova cantora do Nightwish. Hoje reli o texto pela primeira vez depois de postado em 2007, e bem, tenho que dizer que reconheço muito de mim e ri bastante enquanto lendo o texto.

As coisas estavam naturalmente um pouco diferentes em 2007, se comparado à hoje. Fui ao estúdio com um posição inicial radicalmente diferente. Não sou mais um segredo, conheço as canções muito bem e já as tinha gravado no acampamento de Röskö. As canções foram feitas para a minha extensão vocal e dessa vez pude cantá-las com muito mais confiança. Isso também fez com que eu demorasse muito menos no estúdio e que pudéssemos trabalhar de forma muito mais rápida e eficiente, como uma equipe de corrida -- nós todos sabíamos nossas posições ;=)

Nós começamos na segunda e eu peguei um táxi do hotel, lembrando que eu só tinha visitado o estúdio Finnvox uma vez apenas, para ouvir o Dark Passion Play. O que não lembrava é que ele se localiza numa área de fábricas, e fica escondido entre vários prédios cinzentos. Este estúdio famoso parece muito cinzento e não muito especial quando você o observa de perto pela primeira vez. Entretanto, quando você entra e vê todos os discos de ouro pendurados no hall de entrada, e as fotos de músicos famosos nas escadas, você sabe que este é o lugar das grandes coisas e grandes gravações. E claro que o Imaginarium teria que passar por esta trilha, também!

Depois de encontrar e conversar rapidamente com o Tuomas sobre coisas práticas relacionadas à turnê do Imaginarium e planos futuros, ele me levou à "minha sala" e quando entrei fiquei muito impressonada! A sala se parecia com o meu pequeno "Xangri-lá". Várias velas acesas, tapetes rosas e vermelhos e tecidos pendurados para deixar o local mais confortável. Doces, chás, cafés, amendoins, revistas fashion, uma confortável cadeira lounge, um pôster enquadrado com todos nós, e várias outras pequenas coisas que fizeram sentir-me em casa. Teemu, nosso querido técnico de pirotecnia, estava lá para me fazer sentir bem-vinda e me deixar num bom humor para cantar. Então, graças ao Teemu e os rapazes, meus dias no Finnvox foram ainda melhores!

Nós escolhemos uma grande canção para começarmos e mesmo com a minha costela doendo um pouco, consegui cantar bem. Um pouco de cansaço por estar voando por dois dias de uma vez surgiu, mas mesmo assim tudo correu bem durante o dia e foi um bom começo para mim.

Nosso objetivo era fazer uma canção por dia mas acabamos conseguindo fazer em média 1,5 por dia e todas foram finalizadas em 8 dias. Começávamos às 10 da manhã e acabávamos por volta das 3 ou 4 da tarde. Fizemos algumas pausas rápidas mas principalmente trabalhamos (e como!). Gosto de ser eficiente e quando começo a cantar entro num bom humor. Assim, se parar por muito tempo posso perder o sentimento e a cadência. E o Imaginarium tem muitos sentimentos dentro dele, várias maneiras diferentes de interpretar as canções. Tuomas, Tero e Mikko estavam lá para me guiar para cantar ainda melhor e criar estas pequenas coisas nas canções que as tornam "históricas", como Tero sempre diz, haha!

Sempre que estávamos prestes à gravar uma canção, eu primeiramente apenas sentava e as ouvia com a orquestra, coral, solos e tudo que não havia ouvido antes, e devo admitir que ficava arrepiada toda a vez que fazia isto. De gravar o demo até obter todo o pacote com tudo adicionado é maravilhoso! E posso dizer que tanto o Pip como o Tuomas cada vez mais melhoram no uso de orquestras, instrumentos diferentes e vozes.

Depois de ter ouvido as canções e as novas coisas, fui para o "meu estúdio", aqueci minha voz e então começamos as gravações. Nós fizemos por partes e começamos com os versos primeiramente. Cantei a mesma parte várias vezes até que sentíssemos que estivesse plenamente bom. Então eu dobrava e triplicava tudo isso se quiséssemos um som mais completo, como fizemos principalmente nas canções mais rápidas. Então, variava-se: montávamos a harmonia para aquela parte específica na hora ou continuávamos e gravávamos as partes principais para depois fazer tudo de uma vez. Também variava de acordo com meu humor e como minha voz estava. Eu tinha tido intoxicação alimentar e vomitei por 9 horas seguidas, afetando algumas partes de minha voz. Estava cansada e fraca, então no dia seguinte não estava sentindo minha voz grave aguda muito bem, e assim não fizemos as harmonias mais fortes até o dia seguinte.

Depois de 8 dias de gravações, todas as canções foram gravadas e nós deixamos algumas harmonias para consertar no final. Então, pulamos de canção e canção e adicionamos algumas coisas que o Tuomas sentiu que estavam faltando. O Tuomas é ótimo para trabalhar junto e ele é bem claro no que quer em cada canção. Ele é tão devotado ao álbum, em obter todos os pequenos pedaços perfeitos de forma que eu sei que ele não dormiria bem até que o álbum estivesse totalmente mixado, masterizado, e colocado em um cofre em algum lugar. Quando eu terminei, tive aquele sentimento "vazio" que tenho quando completo algo. Um pouco triste porque me diverti muito e amo cantar no estúdio, e este álbum sendo um tanto quanto diversão para mim. Tantas canções, muitas delas diferentes entre si e eu amei o desafio. Obter mais de minha voz do que antes e ser parte desta música massiva onde todos nós, todos os músicos que a tocam, isto é a chave do nosso trabalho. Fazer o Imaginarium vir à tona! E acredite, será uma extraordinária viagem para todos nós;=)

Lá vamos nós! O próximo passo para mim é atuar um pouco no filme, mas vamos fazer uma coisa de cada vez. Agora irei aproveitar o verão antes que tudo ocorra! Tudo de bom para todos!

Anette

Fonte: http://nightwishforum.com.br/viewtopic.php?f=6&t=51
Muito obrigada, Luís. ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário